ARTES MARCIAIS
 

A origem do termo Artes Marciais

A origem do termo artes marciais é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua origem é vinculada ao Deus da guerra greco-romano Marte. Assim, as artes marciais segundo esta mitologia são as artes ensinadas pelo Deus Marte aos homens.

As artes militares ou marciais são todas as práticas utilizadas pelos exércitos no desenvolvimento de treinamento e habilidades para o uso em guerras não importando a origem ou povo que a criou.

Hoje o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais.

No oriente existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como Wu Shu na China e Bu-Shi-Do no Japão que também significam artes de guerra, ou "Caminho do Guerreiro".

Muitas destas artes de guerra do oriente e ocidente deram origem a artes atuais que hoje são praticados em todo o mundo como Karate, Kung Fu, Tae Kwon Do, Esgrima, Arqueirismo, Hipismo etc, e se diferem dos esportes de combate como o Boxe, Judo, Luta Olimpica, pois no esporte a competição e as regras prevalecem pois o objetivo é ver aquele que marca mais pontos dentro de uma regra. Já as modalidades que tem uma origem mais marcial tem como objetivo a defesa pessoal em uma situação de risco sem regras, e com o enfoque principal na formação do caráter do ser humano. No Japão estas artes são chamadas de Bu-Do ou "Um caminho educacional através das lutas".
 

A História das Artes Marciais

Sua origem confunde-se com o desenvolvimento da civilização quando, logo após o desenvolvimento da onda tecnológica agrícola, alguns começam a acumular riqueza e poder, ensejando o surgimento de cobiça, inveja, e seu corolário, a agressão.

A necessidade abriu espaço para a profissionalização da proteção pessoal. Embora a versão mais conhecida da arte marcial, principalmente a história oriental, tenha como foco principal Bodhidharma monge indiano que em viagem a china orientou os monges chineses na prática do Yoga e rudimentos da arte marcial indiana o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de Shaolin, é sabido historicamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas que o Kung Fu já existia na China há mais de cinco mil anos. Da China estes conhecimentos se expandiram por quase toda a Ásia. Japão e Coréia também têm tradição milenar em artes marciais.

Recentes descobertas arqueológicas também mostram guardas pessoais, na Mesopotâmia, praticando técnicas de defesa e de imobilização de agressores. Paralelamente, o mundo ocidental desenvolveu outros sistemas, como o Savate francês, ou a Capoeira brasileira.

Atualmente, pessoas de todo o mundo estudam artes marciais por diferentes motivos como condicionamento físico, defesa pessoal, coordenação física e motora, lazer, desenvolvimento de disciplina, participação em um grupo social, e estruturação de uma personalidade sadia pois a prática possibilita o extravasamento da tensão que harmoniza o indivíduo focalizando-o positivamente.


Na China as artes de lutas estão classificadas em dois grupos:

  • Wu-Shu = artes de guerra onde se encontra os estilos tradicionais mais antigos, que se sub dividem em:
    • Estilos externos = que usam a força fisica. Ex: Shaolin e suas divisões.

    • Estilos Internos = que usam a Energia KI. Ex: Tai Chi, Ba Gua, Xing Y.

  • Kuo-Shu = artes chinesas, onde se encontra os estilos mais recentes e modernos, muito destes adaptados a competição.

No Japão as artes da lutam também se dividem em dois grupos:

  • Bushi-Do = artes da guerra. Ex. Ju Jitsu (tradicional), Ken jutsu, I Ai Jutsu, Nihon Kobudo etc.

  • Bu-Do = Artes atuais, muitas com origem no Bushi-Do, e outras que mantiveram-se desde a antiguidade. Ex: Karate, Judo, Aikido, kendo, Kyu Do etc.

No Ocidente as lutas estão vinculadas unicamente à sistemas de luta e defesa pessoal ao contrário do oriente que possui um sistema filosófico fundamentado em crenças e religiões que preparam o praticante física e espiritualmente. Nos estilos ocidentais de luta podemos citar: Savate, Kick Boxing, Boxe, Luta Livre, Capoeira, Esgrima, Sambo, Krav Maga, e outros mais recentes criados da mescla com sistemas de luta orientais.

Classificação dos estilos de luta:

  • Estilos Tradicionais: são aqueles que mantém os traços originais e que são transmitidos de geração em geração. EX: Ken Jutsu, Okinawa Kobudo, Karate-Do.

  • Estilos Modernos: são aqueles que foram criados a partir das experiências dos antigos mestres mas adaptados ao mundo atual utilizando a tradição nos dias de hoje.EX: Wushu, Judo, Karate-Do.

  • Estilos Sintéticos:são aqueles que se formaram partir da união de vários estilos de luta: EX: kick boxing (Boxe + Karate+ Taekwondo).

 

 

Copyright © 2007 - 2015 - Lao Yin - Todos os direitos reservados.

 

Top
Home