HISTÓRIA DO BOXE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

HISTÓRIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BOXE

Antes de r
eceber a denominação de Confederação Brasileira de Boxe, a entidade "mater" do boxe brasileiro, quando foi fundada em 5 de março de 1933, recebeu a denominação de Federação Carioca de Boxe.

Foi reorganizada em 3 de agosto de 1935, sob o nome de Federação Brasileira de Pugilismo e por força do Dec. Lei Nº 3199 de 14/4/41, constituída em Confederação pelas entidades: Federação Paulista de Pugilismo, Federação Metropolitana de Pugilismo, Federação Mineira de Pugilismo e Federação Fluminense de Pugilismo, em Assembléia Geral realizada em 1º de agosto de 1941.

 
A Confederação Brasileira de Pugilismo, entidade eclética, durante vários anos administrou os esportes de lutas, assim como, Karatê, Judô, Capoeira, Artes Marciais, Luta Livre e Greco-Romana, etc. até que as modalidades foram se organizando e formando suas próprias entidades específicas.

Na Assembléia Geral Extraordinária em 8 de maio de 1998, com a reforma dos estatutos e adequação à Lei Pelé, a denominação foi alterada para Confederação Brasileira de Boxe.

No Boxe Profissional, as maiores expressões foram os Campeões Mundiais Eder Jofre, Miguel de Oliveira e Acelino "Popó" Freitas.

No Boxe Amador o maior feito foi a medalha de bronze nas Olimpíadas do México em 1968, com o Peso Mosca Servílio de Oliveira.

A Confederação realiza anualmente seu tradicional Campeonato Brasileiro de Boxe Amador há mais de 50 anos, nas diversas regiões do país, além de torneios regionais.
 

A Confederação Brasileira de Boxe é filiada aos seguintes órgãos:

Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA)
Conselho Mundial de Boxe (CMB)
Associação Mundial de Boxe (AMB)
Organização Mundial de Boxe (OMB)
Federação Internacional de Boxe (FIB)

 

Golpes
 

  • Jab: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear.
     

  • Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte.
     

  • Cruzado Cross: Tão potente quanto o Direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço esticado.
     

  • Upper: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

  • Hook ou gancho (em português): Golpe desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente, dificultanto a defesa do oponente. Difere do Cruzado pela distância que é aplicado (próximo e contornando a guarda adversária). O Hook termina seu movimento com o braço flexionado.
     


 

 

Copyright © 2007 - 2015 - Lao Yin - Todos os direitos reservados.

 

 
Em breve
Próximos Eventos

 

  Confederção Brasileira de Boxe   AIBA

Top
Home